Covid 19

MÁSCARAS SOCIAIS (coberturas faciais comunitárias, produto têxtil)

No seguimento de todo o contexto global COVID-19, o Laboratório EQUILIBRIUM trabalhou juntamente com os seus clientes a nível mundial para podermos dar uma resposta atempada às empresas e à população em geral.

Demos e continuamos a dar o nosso melhor! Sempre com vista à confiança nos resultados e rapidez nos serviços.

Como se processa?

CLIENTE: produção dos artigos têxteis
EQUILIBRIUM: ensaios e avaliação do dossier técnico (segundo CWA 17553:2020):
1º Inspecção visual
2º Reutilizável? Ciclos de lavagem, Inspecção Visual e Ensaio
3º Uso único? Ensaio
4º Ensaios: Eficiência de filtração bacteriana e Diferencial de Pressão (EN14683:2019+AC 2019)
5º Avaliação dossier técnico de acordo com as características do produto.
6º Emissão do símbolo EQUILIBRIUM CWA 17553:2020 e respectiva declaração de acordo com as orientações analíticas. (consulte AQUI listagem de produtores que testaram os produtos com avaliação aprovada)

As máscaras comunitárias destinadas à distribuição para um mercado específico deve atender aos benchmarks de segurança e desempenho descritas nas normas do país em que os produtos são comercializados.


Contexto?


Informamos que no dia 17 de Junho foi publicado o guia CWA 17553:2020 Community face coverings, estabelecendo as condições para o fabrico, design e níveis de desempenho para os produtos Máscaras Sociais (coberturas faciais comunitárias), de âmbito comunitário e destinadas à população em geral, onde constam os requisitos mínimos, métodos de ensaio e formas de utilização.
Esta publicação aparece pois as máscaras comunitárias não se encontravam incluídas no âmbito dos regulamentos de equipamento de protecção individual EPI) e dispositivos médicos, sendo um elemento fundamental das estratégias nacionais que orientam o levantamento gradual das medidas de confinamento em vigor. Por este motivo a Comissão Europeia identificou a necessidade urgente de harmonização das características e métodos de ensaio nas coberturas faciais comunitárias ao nível:
- Requisitos mínimos de desempenho
- Especificação dos métodos de ensaio apropriados
- Recomendações ao uso

Este documento fornece um suporte para os produtores destas coberturas faciais comunitárias. Salvaguarda-se as alterações específicas e recomendações / orientações por orgãos estatais e fiscalizadores de cada país.

As coberturas faciais comunitárias não estão sujeitas a uma avaliação de conformidade obrigatória por organismos notificados ou laboratórios. A sua conceção, de acordo com as melhores práticas aceites e o controlo de qualidade da produção, permanece da responsabilidade do produtor. O produtor poderá ter necessidade de recorrer a um laboratório para verificar o desempenho requerido. A cobertura facial comunitária especificada neste documento não se enquadra num dispositivo médico (DM), no âmbito da Diretiva 93/42/CEE ou do Regulamento (UE) 2017/745, nem se enquadra num equipamento de proteção individual (EPI), no âmbito do Regulamento (UE) 2016/425.

Pode consultar directamente os documentos aqui:
- CWA 17553:2020_Community face coverings - Guide to minimum requirements, methods of testing and use (PDF)

- Site European Committee for Standardization (CEN) and the European Committee for Electrotechnical Standardization (CENELEC) :
https://www.cencenelec.eu/News/Press_Releases/Pages/PR-2020-004.aspx

A OMS recomenda o uso de máscaras comunitárias, como uma medida de proteção adicional às já existentes para fazer face à propagação do vírus SARS-CoV-2.

Consulte aqui a lista de máscaras comunitárias com avaliação Equilibrium aprovada.

A lista apresentada utiliza a categorização das máscaras por produtos, modelo e tipo de máscara comunitária e se é reutilizável ou não.